CONHECENDO MATO GROSSO

Na Escola Joaquim Nunes Rocha em 2007 em uma sala de 3º ano do Ensino Médio, estudando Geografia e História de MT, os alunos ficaram muito interessados nos conteúdos e, diante disso, resolvemos realizar uma apresentação sobre o que eles haviam estudado; Seria um dia diferente na escola com apresentações, comida típica, etc.
Posteriormente, alguns colegas de trabalho, incentivaram para que tal evento se transformasse em um projeto - a partir daí, surgiu O Conhecendo Mato Grosso, projeto que tem o desejo de estudar para conhecer a História e a Geografia de Mato Grosso e, a partir disso, buscar uma valorização dos aspectos físicos, políticos, socioeconômicos e culturais contemplados por essas áreas do conhecimento, muitas vezes esquecidos pelos mato-grossenses e desconhecidos pelos imigrantes que chegam a todo o momento em nosso Estado por inúmeros motivos. E, também, para buscar uma nova roupagem à Geografia e à História Regional. Neste ano o projeto abraçou as disciplinas de Filosofia e Sociologia, o que só veio a enriquecê-lo, pois acrescentou alguns aspectos relativos à essas áreas, que consideramos interessantes e importantes para o conhecimento de nossos alunos.
Este projeto é realizado no primeiro bimestre do ano letivo, tendo a Semana de Mato Grosso como ponto alto das atividades. Ao longo desses quatro anos, o projeto foi sendo construído pelos alunos, apenas coordenado pela professora autora deste e, geralmente, a custo zero à escola quanto aos recursos financeiros e isso é o interessante, porque o projeto torna-se vivo. Afinal, este trabalho é de todos eles, independentemente do período ou turma. Isso é o diferencial...
Professora Francisca A. Coinete Silva

Um comentário:

  1. MATO GROSSO É UMA TERRA MARAVILHOSA!
    ESTE PROJETO SÓ É UMA CONTRIBUIÇÃO.
    PROFESSORA FRANCISCA COINETE

    ResponderExcluir