LITERATURA EM AÇÃO

O objetivo do projeto Literatura em Ação é ir ao encontro dos anseios e das inquietações que permeiam o trabalho de uma boa parte dos profissionais da educação, em especial daqueles que questionam os professores de Língua Portuguesa sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos diante atividades que necessitam de leitura e compreensão. Este projeto é destinado aos profissionais que se indignam com leituras eventuais, até mesmo as costumeiras adoções bimestrais de livro de literatura, que são práticas insuficientes para que nossos alunos possam desenvolver a capacidade de interpretação dos textos que terão de ler ao longo do curso e ao longo de suas vidas. Desde a 1ª aquisição das obras compradas com a verba do P.D.E., começaram os empréstimos aos alunos da 1ª fase do 1º ciclo ao 3º ano do ensino médio.
A partir de 2003, cada turma escolhe uma para ser discutida e representada à comunidade rondonopolitana através do evento denominado “Literatura em Ação”.
Em março de 2003 o projeto foi discutido com a direção escolar, professores de Língua Portuguesa e alunos; a leitura das obras ocorreu de março a dezembro de 2003; em abril os alunos escolheram a obra que representaria para a comunidade; em maio e junho houve a campanha de arrecadação de obras literárias e busca de patrocinadores para o evento; em junho confeccionamos o material necessário, ensaiamos narradores e personagens e apresentamos a amostra literária no dia 27 de junho de 2003. Em 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 cumpriram-se o mesmo cronograma e as apresentações do evento aconteceram sempre em junho (18/06/2004; 22/06/2005; 14/06/2006; 15/06/2007; 27/06/2008 e 19/06/2009).
Há estudos sobre a época em que a obra foi escrita; os alunos se vestem de acordo com as personagens e os cenários são montados de acordo com os ambientes vividos nas obras.
Narradores e personagens, através das atuações, têm como objetivo despertar a curiosidade do visitante para ler a obra representada. Os alunos encenam apenas clímax das obras, durando de cinco a sete minutos.
Os narradores vestem a camiseta do evento, narram sobre a vida dos autores e fazem comentários sobre a obra.
Os cenários são montados nas dependências da escola. Nossa escola tem um amplo pátio e encaixamos os cenários nos lugares onde consideramos mais adequados (bambuzais, horta, mangueiras, cajueiro, limoeiro, mandiocal, palmeiras, salas...).
As recepcionistas, todas as alunas, recebem os visitantes, conduzindo-os aos cenários e os alunos inspetores ficam circulando pela escola para que tenhamos um bom andamento das atividades.
À medida que os visitantes vão chegando, são agrupados no portão de entrada pelas recepcionistas e visitam todos os trabalhos.
São muitos os visitantes; vêm alunos de escolas públicas e particulares. Os alunos narradores e personagens representam durante todo o dia (07h30min h às 11 h e 13 h às 17 h). A partir das 16 h as apresentações ficam somente para os alunos que atuaram durante o evento, assim têm oportunidade para conhecerem as representações dos outros grupos.
Os visitantes preenchem fichas para concorrerem ao sorteio de obras arrecadadas nas livrarias da cidade e recebem um brinde. Em 2003 receberam um marcador de páginas, em 2004 uma régua, em 2005 um adesivo, em 2006 um marcador de páginas, em 2007 um bloco para anotações, em 2008 um adesivo e em 2009 um bloco de anotações.
Professores de todas as disciplinas, direção escolar, pais e funcionários da escola trabalham na montagem dos cenários, na organização das roupas e cuidam da alimentação dos expositores.
O painel de boas-vindas é montado pelos profissionais da educação da escola. O convite é confeccionado pelos alunos; eles criam, montam e fazem questão de entregá-los nas escolas mais próximas. Todo o ano é escolhido um desenho para representar o evento. Este desenho aparece nos convites, painel, brindes e camisetas.